quinta-feira, 21 de novembro de 2013

"Quando eu era menino, os mais velhos perguntavam: o que você quer ser quando crescer? Hoje não perguntam mais. Se perguntassem, eu diria que quero ser menino."


[Fernando Sabino]
"O importante não é dizer, é saber. Cartas coisas não se dizem, porque dizendo, deixam de ser ditas pelo não-dizer, que diz muito mais."


[Fernando Sabino]
"A gente sofre muito: o que é preciso é sofrer bem, com discernimento, com classe, som serenidade de quem já é iniciado no sofrimento. Não para tirar dele uma compensação, mas um reflexo."


[Fernando Sabino]



"Tem de ser equilibrista até o final. E suando muito, apertando o cabo da sombinha aberta, com medo de cair, olhando a distância do arame ainda a percorrer - e sempre exibindo para o público um falso sorriso de serenidade. Tem de fazer isso todos os dias, para os outros, como se na vida você não tivesse feito outra coisa, para você como se fosse a primeira vez, e a mais perigosa. Do contrário, seu número será um fracasso."


[Fernando Sabino]






"Viver devagar é que é bom, e entreviver-se, amando, desejando, sofrendo, avançando e recuando, tirando das coisas ao redor uma íntima compensação, recriando em si mesmo a reserva dos outros e vivendo em uníssono. Isso é que é viver, e viver afinal é questão de paciência."


[Fernando Sabino]
"São vidas. Sendo vidas, nada mais nos resta fazer senão irmos vivendo."


[Fernando Sabino]



"Se lhe posso dar um conselho, é este: não tente apanhar o fruto verde para que ele não apodreça na sua mão."


[Fernando Sabino]



"Quem toda vida saberá o que significa
a viagem de cada um?"


[Fernando Sabino]



"Antes de mais nada fica estabelecido que ninguém vai tirar meu bom humor"

[Fernando Sabino]
'De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro.'


[Fernando Sabino]